Bem-vindo

Coordenadas:
longitude: 8º 21' 43" N - latitude 37º 13' 47" W
dd: -8.362; dd: 37.2298
Localização: N1161.1, Canhestros, Silves





sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entregas em Portimão / Preços


Neste momento estão disponíveis:

LIMÕES - (0.50€ / kg - entrega minina 2 kg)



Encomendas: hortadesaobruno@hotmail.com
963398965

NOTA: este ano as laranjeiras terão uma produção bastante reduzida em comparação com o ano passado. No nosso caso, acresce o facto das árvores existentes estarem a ser limpas e podadas.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vinha de uva de mesa


A plantação de novas árvores e plantas avança.

Este fim de semana proceder-se-á à plantação de pés de vinha de uva de mesa (moscatel). Cerca de 50 pés de vinha.

Assim como serão plantadas duas novas figueiras - figo marquês - figo branco com interior bem vermelho - mês de Julho / Agosto.

Todas as laranjeiras estão limpas. Algumas serão arrancadas brevemente pois estão danificadas e substituidas por outras árvores de fruto.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Geada devastadora


A geada devastou todas as plantas do jardim não mediterrânicas. Perderam-se a Plumeria Rubra e os Hibiscos. Serão substituidos por outras plantas mediterrânicas. No lugar da Plumeria Rubra será plantada uma figueira, no lugar dos Hibiscos teremos alecrim.

Numa parte do Jardim foram plantadas: Lúcia Limas (Bela Luísa ou Erva Luísa). Fará de sebe bem cheirosa com o terreno dos vizinhos.
A planta Lúcia-Lima (Bela Luísa) é originária da América do Sul (Argentina, Chile e Perú) e foi trazida para a Europa no séc.XVIII.

Propriedades

A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais). É também um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias.

Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial).

Contra-indicações

Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo pois pode causar perturbações gástricas.

Componentes

Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra a hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonóides e iridóides.

Na culinária

Infelizmente, no nosso país, a lúcia-lima não é muito utilizada na culinária mas, para além das refrescantes e digestivas tisanas, ela pode ainda ser utilizada noutras bebidas, refrescos, saladas de frutas, gelatinas.

Em vez de confeccionadas com água, ficarão muito mais interessante se as confeccionar com uma infusão de lúcia-lima), bolos, gelados, recheios, etc

Ano Novo


Ano Novo e o trabalho na Horta de São Bruno continua, com a limpeza de laranjeiras e plantação de favas na base das laranjeiras afim de que introduzam azoto (nitrogénio) na base das raízes e assim as laranjeiras sejam fertilizadas com nitrogénio natural e não quimico. Se o tempo fôr propício no que toca a uma regularidade de chuvas, teremos favas sem quaisquer quimicos para a Primavera.

Plantação de ameixeiras
Duas novas árvores foram plantadas - Ameixeiras.
Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae (a que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro). A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é a ameixa.

A espécie japonesa (Prunus serrulata), apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China. A Prunus domestica, ou ameixeira-européia teve origem na Ásia Menor, a sul do Cáucaso.

É um fruto redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Têm entre 3-6 cm de largura.

Em 1864, já eram cultivadas 150 espécies diferentes