Bem-vindo

Coordenadas:
longitude: 8º 21' 43" N - latitude 37º 13' 47" W
dd: -8.362; dd: 37.2298
Localização: N1161.1, Canhestros, Silves





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novas sementeiras

Iniciamos a sementeira de favas.
Pretendemos atingir a área de 1000m2 na Horta de São Bruno e 4000m2 na Quinta da Boa Esperança.

A fava tem a caracteristica de introduzir azoto natural no solo que é aproveitado pela plantas das sementeiras seguintes em regime de rotatividade.

domingo, 14 de novembro de 2010

Agradecimento público


Agradeço publicamente a todos os que me ajudaram a ultrapassar o período difícil da minha vida compreendido entre 07.Dezembro.2007 e 18.Novembro.2010, no qual fui roubado, ameaçado e chantageado por pessoas que se dizem moralmente intocáveis e supostamente ricas, muitissimo ricas, e que por isso se julgam ou julgavam donos sabe-se lá do quê. Após uma luta de 3 anos envolvendo advogados saí vitorioso sobre os meus dois oponentes. A persistência, a paciência e a certeza de que a verdade e a justiça estavam comigo fez-me prevalecer na luta apesar dos momentos de incerteza, fraqueza e desmoralização pelos roubos, ameaças, falsos telefonemas de adjudicação de falsos trabalhos, pela dispensa de 3 advogados ao longo dos 3 anos.

Assim agradeço a quem me aconselhou, apoiou e deu trabalho neste período:

- Sr. Caetano Ramalho - Portimão;
- Sr. Advogado Dr. Serafim Vieira - Portimão;
- Sr.Manuel Carlos - Funchal;
- Dr.Nelson Chaves - Funchal;
- Dr.Carlos Baía - Faro;
- Engº António Rufino - Lisboa;
- Sr. Mário Gingeira - Portimão;
- Srª Pauline Down - Portimão (infelizmente falecida no início do ano);
- Sr. Bernhard Krassuski - Lagos;
- Sr. Hartmut Muller e Srª Ana Muller - Lagoa
- São Bruno e São José.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Propriedades das romãs

http://www.ednatureza.com.br/roma.htm

Propriedades das romãs

Conhece as propriedades da romã?

Segundo especialistas, a ingestão frequente de sumo de romã reduz até 30% os riscos de ocorrência de enfarte. Mas há mais benefícios para espremer. Propriedades
A romanzeira é um arbusto nativo do sudoeste asiático e cultivado um pouco por todo o mundo. Origina flores vermelhas que resultam em frutos com coloração externa castanho-alaranjada e cujo interior é constituído por inúmero bagos de pequena dimensão, polpa vermelha e sabor adocicado, dentro dos quais se albergam as sementes. Estes bagos podem ser consumidos inteiros ou sob a forma de sumo, isoladamente ou adicionados a várias receitas culinárias, nomeadamente o célebre licor de Grenadinas, que consiste num xarope não alcoólico, obtido a partir do sumo de romã misturado com açúcar e vulgarmente utilizado na preparação de bebidas e alguns doces.

Comum a todas as crenças e rituais é o simbolismo de fertilidade, prosperidade e riqueza associado à romã, fruto que conhece ainda e desde sempre aplicações no campo da fitoterapia.
Actualmente, em alguns países católicos do ocidente, é tradição comer romã no dia de reis. Em algumas casas, as sementes são guardadas no porta-moedas pelo período de um ano para que não haja falta de dinheiro.

Um "antibiótico natural"
A romã foi utilizada como "antibiótico natural" no tratamento de amigdalites, faringites e outras afecções da cavidade orofaríngea. As infusões obtidas a partir da casca eram empregues para tratamento de diarreias; as das raízes e troncos como vermífugas (eliminação de vermes intestinais, como a ténia) e as das sementes no tratamento de afecções oculares como a conjuntivite. Das suas sementes é também obtido um óleo com propriedades antibióticas e antiinflamatórias, considerado como tónico para o sistema neuromuscular.

Recentemente, vários estudos clínicos permitiram concluir que o consumo de sumo e extractos obtidos da polpa e casca de romã permitem reduzir o risco de desenvolvimento de doença coronária, uma vez que a acção dos seus constituintes impede a oxidação das moléculas de LDL e previne o desenvolvimento de aterosclerose.

As últimas pesquisas sugerem ainda a sua eficácia no combate à hiperplasia benigna e ao cancro da próstata e na redução do risco de desenvolvimento de osteoartrite.
As sementes de romã, contidas no interior dos pequenos bagos vermelhos, apresentam propriedades fitoestrogénicas úteis na regulação de algumas alterações hormonais e no alívio dos sintomas associados à menopausa.

Devido às propriedades anti-microbianas do sumo, o seu extracto tem vindo a ser utilizado por alguns ginecologistas no tratamento de casos de leucorreia e até mesmo no combate ao vírus do herpes genital.

Fruto vitaminado
A romã é um fruto extremamente rico, porém com reduzido valor calórico. É rica em vitaminas A e E, potássio, ácido fólico e polifenóis, de entre os quais se destacam: punicalaginas, principais responsáveis pelas propriedades antioxidantes do sumo, intervenientes na redução de processos inflamatórios (responsáveis pelo envelhecimento celular, aparecimento de doença coronária e de alguns tipos de cancro).

É de destacar o seu elevado conteúdo em vitamina C, sendo que cada romã fornece aproximadamente 40% da dose diária recomendada deste nutriente tão essencial quanto benéfico. Também o seu elevado teor em ácido fólico é importante para a saúde cardiovascular, já que este nutriente é essencial para a manutenção de níveis reduzidos de homocisteína, aminoácido que se julga associado ao desenvolvimento precoce de doença coronária.


ROMÃS: 1.5€ / KG

Nespereiras

As nespereiras estão em flôr, mas que os frutos estejam maduros em Maio. Maior parte das plantas tem um ciclo produtivo (da floração ao fruto maduro) de 8 / 9 meses.