Bem-vindo

Coordenadas:
longitude: 8º 21' 43" N - latitude 37º 13' 47" W
dd: -8.362; dd: 37.2298
Localização: N1161.1, Canhestros, Silves





domingo, 20 de dezembro de 2009

Produção ao ritmo da natureza


A Horta de São Bruno foi adquirida em Janeiro de 2009 por Engº José Duarte Gamboa, e está a ser recuperada neste momento após anos de abandono. Em 2003 foi gravemente afectada pelos grandes incêndios do Barlavento Algarvio que afectou Monchique, Aljezur e Silves.
No momento a Horta está em recuperação com o abate de árvores de fruto antigas (laranjeiras) e plantação de novas.

Em associação com outros pequenos agricultores / fruticultores, em Lagoa e Bensafrim, que seguem o mesmo princípio de agricultura sem quimicos, propomo-nos criar uma rede de distribuição de fruta e produtos horticulas, directamente do produtor para o consumidor.

A Horta de São Bruno tem uma variedade de árvores de fruto mediterrânicas ou que se adaptaram ao nosso clima, há muito. Temos:

- Laranjeiras (origem India);
- Tangerineiras;
- Ancores;
- Limoeiros (origem: pérsia ?)
- Ameixeiras (origem Mediterrânio);
- Diospireiro (origem Japão/China);
- Nespereira (origem Japão/China);
- Amoreiras (origem Japão/China);
- Marmeleiros (origem Mediterrânio);
- Romaneiras (origem Mediterrânio oriental);
- Figueiras (origem Mediterrânio oriental);
- Oliveiras (origem Mediterrânio oriental).

O nosso objectivo é fornecer fruta, sem quimicos, fertilizantes ou pesticidas, directamente do Produtor para o Consumidor.

A produção agrícola não não segue os princípios da bioagricultura, mas segundo os princípios de permacultura, que é agricultura ao ritmo da natureza, totalmente sem quimicos.
No momento estamos a semear favas (leguminosas) nas bases das laranjeiras, porque as leguminosas (favas, grão, feijão, tremoços, etc) capturam azoto atmosférico e introdu-lo na terra sob a forma de nitrato, fertilizando assim naturalmente as laranjeiras, sem químicos.
No momento capturamos as moscas brancas da fruta com vinagre em armadilhas, e não com produtos quimicos. Dos vários produtos experimentados o vinagre é efectivamente o mais eficaz.

hortadesaobruno@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário