Bem-vindo

Coordenadas:
longitude: 8º 21' 43" N - latitude 37º 13' 47" W
dd: -8.362; dd: 37.2298
Localização: N1161.1, Canhestros, Silves





Perguntas e respostas - sem químicos é possível?

A pergunta mais frequente que me fazem, e justa, é? Sem aplicação mesmo de pesticidas?
A resposta é. Ou seja as pragas atacam e provocam dano, nomeadamente pulgões, etc. Mas não aplicamos nada, é deixar estar. Até agora as pragas não têm sido em extensão, pelo que temos fruta/produtos que não é atacada por qualquer praga.

Um dos insectos que mais danos provoca é a mosca da fruta que pica a fruta depositando ovos na fruta que depois se transforma em larvas. Temos espalhadas praticamente em todas as árvores garrafas / armadilhas com vinagre, em que através de orifício as moscas entram na garrafa e já não são capazes de sair. A taxa de captura é bastante elevada. Nalgumas árvores as capturas são superiores a outras. As garrafas colocadas nos limoeiros são as que mais capturam.

Nas favas plantadas recentemente tivemos ataques de pulgõs pretos. As plantas mais atacadas foram cortadas e queimadas. As menos atacadas ficaram e produziram. Mas a percentagem de plantas atacadas foi minoritária em relação ao número total de plantas.


OUTRA ESTRATÉGIA - as árvores que plantamos são de espécies cujos ataques de pragas são pequenas. Plantamos árvores novas - dióspireiros; abacateiros; ameixeiras, damasqueiros e figueiras.

Árvores como pessegueiros, nespereiras não vale a pena porque a quantidade de produtos químicos a aplicar, especialmente os pessegueiros é muito elevada.

Quantidade de árvores novas plantadas de várias espécies/variedades:
Figueiras - 12;
Ameixeiras - 11;
Limeira - 1
Damasqueiros - 2
Abacateiros - 7
Amoreiras - 8
Dióspireiros - 4

Pés de vinha de mesa cardinal: 30

Árvores abatidas:
Limoeiros - 2
Laranjeiras - 10
Nespereira - 1


Árvores recuperadas
- n árvores -
Laranjeiras
Marmeleiros
Tangerineiras
Romanzeiras
Oliveiras


Árvores enxertadas
Amendoeiras bravas em ameixeiras
Ameixeiras bravas em ameixeiras