Bem-vindo

Coordenadas:
longitude: 8º 21' 43" N - latitude 37º 13' 47" W
dd: -8.362; dd: 37.2298
Localização: N1161.1, Canhestros, Silves





sábado, 2 de janeiro de 2010

Geada devastadora


A geada devastou todas as plantas do jardim não mediterrânicas. Perderam-se a Plumeria Rubra e os Hibiscos. Serão substituidos por outras plantas mediterrânicas. No lugar da Plumeria Rubra será plantada uma figueira, no lugar dos Hibiscos teremos alecrim.

Numa parte do Jardim foram plantadas: Lúcia Limas (Bela Luísa ou Erva Luísa). Fará de sebe bem cheirosa com o terreno dos vizinhos.
A planta Lúcia-Lima (Bela Luísa) é originária da América do Sul (Argentina, Chile e Perú) e foi trazida para a Europa no séc.XVIII.

Propriedades

A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais). É também um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias.

Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial).

Contra-indicações

Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo pois pode causar perturbações gástricas.

Componentes

Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra a hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonóides e iridóides.

Na culinária

Infelizmente, no nosso país, a lúcia-lima não é muito utilizada na culinária mas, para além das refrescantes e digestivas tisanas, ela pode ainda ser utilizada noutras bebidas, refrescos, saladas de frutas, gelatinas.

Em vez de confeccionadas com água, ficarão muito mais interessante se as confeccionar com uma infusão de lúcia-lima), bolos, gelados, recheios, etc

Sem comentários:

Enviar um comentário