Bem-vindo

Coordenadas:
longitude: 8º 21' 43" N - latitude 37º 13' 47" W
dd: -8.362; dd: 37.2298
Localização: N1161.1, Canhestros, Silves





quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Variedade de tomates - Informação

As variedades escolhidas para as tomateiras são duma variedade que se caracteriza por ser pouco comercial no sentido em que são tomates grandes e de casca fina (chegamos a produzir tomates com 800 gramas). Algumas variedades mais comercias caracterizam-se por ter casca dura para resistir à apanha mecânica e aos transportes a longa distância.
As nossas produções (por enquanto pequenas) são tratadas manualmente pelo que escolhemos variedades de casca fina e variedades menos comerciais.
Embora agora as 400 tomateiras que estão a ser plantadas para frutificarem em Outubro são duma variedade (Rio Grande) de tomate de menor dimensão e alongados.

Para o próximo ano (a partir de Março) vamos seguir o mesmo princípio - variedades menos comerciais de casca fina e que são mais saborosos que os de variedades mais comerciais e geneticamente manipulados. Para o próximo ano plantaremos também a variedade antiga de coração de boi assim como tomate cereja.

Todas as nossas produções não têm aplicações de herbicidas nem pesticidas. Aplicamos somente adubo (azoto). Observamos alguns tomates em podridão ainda em verde. Mas preferimos não aplicar quaisquer produtos a aplicar pesticidas que desequilibrariam a natureza. O número de frutos doentes foram muito reduzidos em relação à produção total.
A rotatividade das culturas são praticadas. No espaço do feijão verde para o ano serão plantadas tomateiras pois as leguminosas (feijão, favas, etc) deixam no solo azoto natural que é aproveitado por outras plantas.

Na Horta de São Bruno tenta-se aplicar os princípios da agricultura natural (permacultura).

Sem comentários:

Enviar um comentário